• (51)98448-0751 / (51)3273-0751
  • contato@evertonlopes.com.br

Você já teve uma “DR com o seu Dinheiro”?

  1. Uncategorized
  2. Você já teve uma “DR com o seu Dinheiro”?
Você já teve uma “DR com o seu Dinheiro”?

Você já discutiu a sua relação com o seu dinheiro? Não! Talvez seja por isto que muitos estão na situação financeira que se encontram hoje. Vamos falar mais sobre isto?

Eu começo este artigo perguntando se você costuma ter um “DR Financeira com o seu dinheiro”? E ainda pergunto a seguir qual é a sua relação com o dinheiro?

De necessidade ou desejo? De Realização ou dependência? De Satisfação ou prazer? Você se sustenta ou ostenta?

Quantas vezes você já se deparou entrando em um shopping em uma loja com produtos em promoção, gostou de um produto, sacou o cartão de crédito e comprou impulsivamente, talvez o que nem precisava e comprou só porque estava na promoção?

Existe uma diferença entre comprador compulsivo e o comprador impulsivo, quer saber a diferença… então o podcast que falo sobre isto, pra você saber a diferença. 

Pois é, dependendo de qual tenha sido a sua resposta das perguntas que fiz há pouco. É muito provável entender por que você está na situação financeira que você se encontra hoje.

Nos estudos de psicologia econômica entendemos que somos muito mais emocionais do que racionais. Que nossa mente é divida entre o lado emocional e o lado racional.

Gosto muito de uma definição da Profª Dra. Vera Rita de Mello Ferreira que diz que na forma de pensarmos é como se cada um de nós fosse dois! O sistema 1 – o nosso eu-quente (O Emocional, Rápido, impulsivo, automático, de curto prazo, que age) e o sistema 2 – o nosso eu-frio (mais Racional, devagar, da reflexão, ponderado, de longo prazo que planeja).

Tem um livro muito interessante que trata deste assunto, “Rápido e Devagar – Duas formas de pensar” de Daniel Kahneman, psicólogo social, um dos maiores especialistas de economia comportamental e que foi laureado com o prêmio Nobel de Economia em 2002. Para que se interessar pelo assunto eu recomendo. Bem como, os livros da Profª Vera Rita sobre o assunto. Em especial o livro Decisões econômicas. Você já parou para pensar?

Pare para pensar e veja qual é o lado que você mais usa. O Sistema 1 ou o Sistema 2?

E se você gostou deste artigo, curta, compartilhe, comente e se inscreva em nosso canal, assim você estará contribuindo para que possamos fazer cada vez mais podcasts sobre este e outros temas que interessam a sua vida financeira.

Forte abraço de quem torce por sua prosperidade e cuida de sua saúde financeira.